||
![]() |
LINK'S DO GINÁSIO
QUANTOS SOMOS
ONDE ESTIVEMOS
PISCINA
BIBLIOTECA
RELATÓRIOS DA DIRECÇÃO
ANIVERSÁRIOS
PORTUGAL ROWING TOUR
SUPLEMENTOS |
REMOO Remo é uma modalidade complexa, de acção cíclica e que utiliza grande parte dos grupos musculares. É um desporto em contacto com a natureza onde os principais valores são o espírito de equipa, a disciplina, a motivação e o fair-play. A prática de um exercício físico completo aliado ao trabalho em equipa e ao espírito de convívio e entreajuda, num ambiente ao ar livre é um grande promotor da saúde e bem-estar.
ACTUALIDADECOMPETIÇÃO, ADAPTADO E LAZERTodos têm lugar no remo! O foco principal do Remo no Ginásio é o Remo de formação e competição, mas em 2005 a Secção lançou uma nova vertente de Remo com a criação de uma Classe de Remo "lazer" para adultos. Uma iniciativa original na altura, com o objectivo de promover as várias vertentes da modalidade, que muito mais tem para oferecer do que somente remo de competição para jovens. Em 2014 alargou o seu leque de possibilidades e, em cooperação com a APPACDM da Figueira da Foz, iniciou a prática regular do remo adaptado para atletas com deficiências mentais. A nível competitivo o Remo é das modalidades com mais títulos nacionais e atletas em selecções nacionais do Ginásio Clube Figueirense e da Figueira da Foz. Desde 2010 a Secção de Remo do Ginásio já conquistou 150 títulos nacionais, nas diversas categorias e vertentes. Todos são bem-vindos! Horário base: 3ª a 6ª feira 18h30; Sábado e Domingo 10h30. Contactos: ginasiocf.remo@gmail.com
HISTÓRIA
O Remo começou a ser praticado no Ginásio em 1896, com passeios náuticos no Mondego, em Junho e em Setembro. No primeiro destes passeios serviu de guia o barco “Tritão”, governado por Manuel Gaspar de Lemos, e no segundo disputaram-se provas entre o “Tritão” e o “Nereida”, escaleres a quatro remos. Nas Festas de S. João do ano seguinte - 25 de Junho de 1897 – tiveram lugar as primeiras regatas entre o Ginásio e a Naval, tendo os ginasistas vencido quatro das cinco provas e terminando ex-aqueo a restante. Em 1905 a modalidade teve grande desenvolvimento com a aquisição de dois in-riggers de quatro remos, o “Vega” e o “Altair”, sendo grandes impulsionadores nesta fase o Dr. António Rainha e Augusto d’ Oliveira. Entre 1911 e 1924, a Taça Alzira, disputada entre a Naval, que a instituiu, e o Ginásio, originou inúmeros conflitos entre os dois clubes, que chegaram a cortar relações de 1917 a 1919. Nenhum deles a ganhou definitivamente, para o que se tornavam necessárias três vitórias seguidas. A Naval venceu em 1911, 16, 20, 22 e 23 e o Ginásio em 1913, 15, 21 e 24, não se disputando nos restantes anos. A Taça original ardeu no incêndio da sede do Ginásio em 1914 e a réplica que este Clube ofereceu para a substituir veio a arder na sede da Naval, no incêndio de 1997, pois nunca mais fora colocada em disputa. O final dos anos 20 é marcado pelas duas vitórias do Ginásio no Campeonato Nacional de out-rigger de quatro remos, a mais importante prova da época, na qual se disputava a Taça Lisboa, troféu perpétuo e um dos mais antigos do mundo, ainda hoje em disputa, mas que em anos muito recentes passou para a regata de shell de 8. Na década de 30, o Ginásio e Naval organizaram conjuntamente, por iniciativa do grande ginasista António Biscaia, as Regatas Internacionais da Figueira da Foz, nas quais se disputaram as Taças da Vitória e Salazar, esta em 1938 e 39. O início da década de 50 marca o aparecimento das célebres tripulações dos “marnoteiros”, que conquistaram vários títulos nacionais, e em 1952 o Ginásio ganhou a Taça Ministro da Marinha, para a melhor pontuação obtida nos Campeonatos Nacionais. Embora com pequenos interregnos, o Ginásio manteve-se em bom nível desde os anos 60 até ao final do século XX, mas foi sem dúvida a inauguração do Centro Náutico da Fontela-Vila Verde, em 21 de Outubro de 2000, que catapultou novamente o Clube para o topo do Remo português.
Dezembro 2023 |
APOIOS E PARCERIAS
APOIOS
|